Você já Regulou seu Termostato Financeiro?

__________________________________________________________________________________________________________________

 Por Ailton Feitosa & Kildery Amorim|Inteligência Financeira

__________________________________________________________________________________________________________________

        Se  você  está lendo este artigo em uma sala climatizada por um ar condicionado que se encontra em uma região semiárida do Brasil, onde as temperaturas anuais chegam aos escaldantes 35º Celsius, agradeça ao termostato, por manter o clima em uma agradável temperatura, algo em torno, de 17ºC a 22ºC.

 

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       

 

 

 

 

 

 

            T. Harv, autor do Best Seller: O segredo das mentes milionárias, afirma que todos nós temos um TERMOSTATO FINANCEIRO, ou seja, um modelo de dinheiro. O nosso modelo de dinheiro diz muito da nossa relação para com ele, em outras palavras, o nosso sucesso financeiro está intimamente associado ao nosso conceito sobre dinheiro.

            Durante a primeira infância nos apropriamos dos hábitos, dos costumes e das crenças dos adultos mais próximos que nos rodeiam. Esses adultos, dependendo do país, do contexto social e da sua educação formal possuem crenças limitantes e negativas para com o dinheiro. Muitas dessas crenças limitantes e negativas para com o dinheiro são sentenciosas do tipo:

 

  • O DINHEIRO NÃO TRAZ FELICIDADE!!!!!

  • QUANDO PEGAMOS EM DINHEIRO TEMOS QUE LAVAR AS MÃOS, PORQUE ELE É SUJO!!!!

  • O PREÇO DE SER RICO É VENDER OS SEUS VALORES PELO DINHEIRO.

  • OS RICOS SÃO RICOS PORQUE ROUBAM DOS POBRES.

 

        Crescer orientados por essas sentenças limitam e justificam muito dos nossos fracassos financeiros. Entender o nosso TERMOSTATO FINANCEIRO é de crucial importância para ajuste de nossa vida financeira. Assim como os termostatos dos ar condicionados, o TERMOSTATO FINANCEIRO mantém o nosso modelo de dinheiro a todo custo. Por exemplo, se temos TERMOSTATO FINANCEIRO de endividado constantemente resgatamos nossos arquivos financeiros e mantém a todo custo a condição financeira de que gastar mais do que ganha.

 

     Pessoas prósperas financeiramente possuem TERMOSTATO FINANCEIRO próspero, ou seja, independente do momento ou da situação em que se encontrem as pessoas prósperas por intermédio dos seus TERMOSTATOS FINANCEIROS conseguem reverter cenários desfavoráveis em favoráveis, assim como os termostatos dos ar condicionados, mantém sempre os contextos adequados a prosperidade.

           

     Agora que você entendeu o que é TERMOSTATO FINANCEIRO aprenda como identificá-lo e alterá-lo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         Após 8 semanas praticando os novos hábitos você terá alterado os seu TERMOSTATO FINANCEIRO e iniciará a sua jornada para a LIBERDADE FINANCEIRA.     

 

Um forte abraço a todos!

 

O termostato tem como função impedir que a temperatura de determinado sistema fique diferente de certos limites preestabelecidos.  Termostatos controlam a temperatura dos refrigeradores, ferros elétricos, ar condicionado e muitos outros equipamentos que precisam manter uma temperatura pré-programada. Warren S. Johnson em 1883, quando criou o termostato, proporcionou à humanidade a possibilidade de manter a temperatura conforme a suas necessidades e prioridades.

 

Todos nós possuímos termostatos internos!

 

Termostatos psicológicos, sociais, culturais e financeiros. Por intermédio dos nossos termostatos internos mantemos os nossos hábitos e nossos comportamentos que justificam a zona de conforto. Uma vez tendo a minha zona de conforto ameaçada, os meus termostatos internos entram em ação para que os meus costumes habituais sejam mantidos. Para como a minha relação com dinheiro não é diferente. Daí a importância de compreendermos qual o nosso TERMOSTATO FINANCEIRO.

1.   dentifique quais as suas crenças quanto ao DINHEIRO.

2.   Escreva a definição de DINHEIRO: DINHEIRO é_______________.

3.   A partir da definição responda o porquê da definição. Como você gostaria de estar financeiramente? O que te impede de estar financeiramente confortável?

4.   Se aproxime de pessoas que tem mentalidade próspera.

5.   Identifique e mude os hábitos financeiros negativos.

6.   Tome consciência, faça novas escolhas e fique confiante.

7.   Experimente.

Participe da discussão...